Confira os melhores cremes para rachaduras nos pés

By on abril 19, 2013
pe-rachadura

Rachaduras nos pés são um tormento na vida de muitas mulheres, por isso o uso de cremes diários é fundamental

Imagina você toda arrumadinha, perfumada, com a pele igual a um veludo, uma maquiagem deslumbrante, mas os pés totalmente ressecados e cheios de rachaduras. Não é legal, não é verdade?

Sensação de lixa, pele espessa e áspera. São assim que ficam os pés de algumas mulheres após o verão. Tudo por que nessa época do ano é mais comum andar com o pé descalço, andar com o pé na areia ou usar sandálias abertas. Agentes causadores do ressecamento, provocado pelo atrito.

Esse problema é tão comum quanto se pode imaginar. Além de fatores já citados, a genética e, eventualmente, alguma doença de pele, como psoríase – doença inflamatória caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas -, podem ser a causa do problema. Problemas vasculares também podem causar ressecamento dos pés.

Leia também:

Como clarear manchas na virilha
Cuide da sua pele com vinagre de maçã
Tchau manchas nas axilas

Felizmente há tratamento para esse tipo de problema. Os casos mais graves necessitam de orientações médicas, pois as fissuras podem sangrar, e ser bastante dolorosas, além de funcionar como uma porta de entrada de infecções bacterianas, uma vez que o pé está em contato com todo o meio ambiente. Mas, em casos mais simples, basta reforçar a hidratação em casa.

Os cremes mais indicados para as rachaduras nos pés são aqueles mais espessos, bem oleosos e mais umectantes. Em geral, opta-se por cremes que tem vaselina ou lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele.

Separamos uma lista com os dez melhores cremes para rachaduras:

creme1

 

      Creme de Massagem Nutritivo Açai para os pés 75g, de O Boticário – Sua mistura de ingredientes previne o ressecamento de áreas como calcanhares, laterais dos pés e dedos, deixando-os macios, desodorizados e perfumados. Contém o Complexo Fruto-Sinérgio, que é uma combinação de ingredientes ativos, conhecido por suas propriedades antioxidantes, hidratantes e suavizantes.

 

creme-3

 

Creme Hidratante para os pés Algodão 50 ml, da Natura – Tem textura leve e é de rápida absorção. Proporciona hidratação durante 24 horas. Indicado para áreas ásperas e ressecadas como os calcanhares e laterais dos pés.

 

creme9

 

 

      Loção Energizante para os pés Mint Bliss, da Mary Kay – Alivia o cansaço através da fórmula a base de menta. Dá uma sensação refrescante e deixa os pés bem hidratados e macios.

 

creme4

 

 

Creme de pés Lavanda, da L´Occitane – Possui propriedades anti-sépticas, antiinflamatórias e purificantes. Acalma os pés e hidrata profundamente. Tem uma textura própria para massagem.

 

creme6

 

      Creme Desodorante para os Pés Principles 50 g , da Racco – Além de hidratar e desodorizar os pés, deixando o pé com um perfume suave, ele também previne o aparecimento de frieiras e micoses.

 

creme2

 

 

Foot Works Creme de Hidratação profunda para pés Extra Secos 90 g, da Avon – Trata problemas como o ressecamento intenso e rachaduras. Além de deixar a pele macia, sedosa e profundamente hidratada, ele também ajuda a remover calosidades e células mortas. Auxilia na retenção da umidade natural da pele.

 

creme8

 

      Hidratante para Pés Ressecado Nowergian Formula, da Neutrogena – O creme tem cheiro de mentol, que refresca, desodoriza e perfuma o pé. Hidrata profundamente prevenindo rachaduras e descamações.

creme-5

 

 

 

Creme para Pés Private SPA Sensatios 120 g, da Mahogany – Combinada com Mentol e Lavanda proporciona uma sensação refrescante e calmante. Hidratante que dá extrema maciez aos pés.

 

creme10

 

     Creme para os Pés Time for Feet, da Sparkkli – Com nanoesferas de Triclosan – liberam progressivamente o agente antimicrobiano do creme – tem ação contra mal odores, garante maciez e toque sedoso. Funciona também como cicatrizante, anti-séptico, adstringente.

 

creme-7

 

Creme para os Pés Lipikar Podologics, da La – Roche Posay – Com partículas microesfoliantes ele suaviza, nutre e alisa os pés secos e muito secos. Ajuda a reduzir as fissuras da pele e a espessura das calosidades.

 

 

Sempre que for passar os cremes nos pés faça uma massagem na lateral externa, entre os dedos e depois nas solas. Assim, você poderá se beneficiar de uma agradável sensação, além de ter a certeza de que seus pés ficarão plenamente hidratados.

Além dos cremes disponíveis no mercado separamos duas receitas de cremes caseiros que prometem acabar de vez com as rachaduras indesejáveis.

Veja algumas dicas de cremes caseiros:

  •  Triture um pouco de arroz até obter uma farinha fina, ainda que não fique homogênea. Adicione algumas colheres de mel e um pouco de vinagre de maçã, o suficiente para obter uma pasta grossa. Se as rachaduras forem muito profundas, adicione uma colher de azeite de oliva. Mergulhe os pés por 20 minutos e massageie suavemente com essa pasta. Observe a melhora nas rachaduras e repita a aplicação até elas desaparecerem.
  • Em um frasco limpo, coloque 100 ml de glicerina líquida (em supermercados têm embalagens com esta medida), 50 ml de óleo de semente de uva (pode ser óleo de amêndoa ou qualquer outro óleo usado em cosmética, mas o de uva tem um cheirinho melhor), 1 tubo de 90 gramas de creme dental Sorriso, branco (não invente de usar um mais caro; é esse que fica funciona). Agite bem até que tudo se misture. Use à noite massageando bem as áreas ressecadas.

Durante o dia, use com meias e calçado fechado. O creme é muito pegajoso, mas funciona muito bem.

Outra dica simples, mas que sempre funciona, é, após a aplicação do creme antes de dormir, colocar um filme plástico nos pés ou usar uma meia de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante e, certamente, você acordará com os pés muito mais macios.

E há um alerta para quem tem o hábito de lixar os pés. Se remover demais a camada de células mortas, o organismo reagirá e formará ainda uma camada mais espessa. Então, o ideal é lixar um pouquinho e hidratar muito bem aos pés.

 

Print Friendly

Matérias Relacionadas

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

...