Saúde

Quanto deve medir a sua circunferência abdominal?

Quanto deve medir a sua circunferência abdominal?

Talvez você não saiba, mas aquela gordurinha abdominal que se instala no seu quadril é um tipo de gordura visceral. Esse tipo de gordura envolve órgãos como o fígado, intestino e pâncreas. O que muitas pessoas não sabem é que esse tipo de gordura produz substâncias pró-inflamatórias responsáveis por aumentar o risco de aterosclerose.

A aterosclerose ou doença cardíaca coronária (DCC) é um estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornece o oxigênio e o sangue ao coração. A DCC também é conhecida por doença arterial coronária. O risco de desenvolver essa doença por meio da gordura visceral se torna um passo para possíveis problemas cardíacos.

Leia mais:

Descubra se você tem intolerância à lactose
Musculação: remédio contra o diabetes
Conheça os sinais da cistite e saiba como evitá-la

Um homem deve ter até 102 centímetros de circunferência abdominal. Já o ideal para as mulheres é 88 centímetros. Para medir basta pegar uma fita métrica e colocá-la em volta do abdômen, na altura do umbigo. Mas é necessário manter a barriga relaxada e se certificar de que a fita está paralela ao plano do chão.

Para estar no padrão indicado pelos médicos a única maneira é emagrecer. Ou seja, ao diminuir 10% do seu peso, quase 30% da gordura abdominal é eliminada.

Para aqueles que estão acima da medida recomendada pelos médicos é indicado que se verifique a necessidade de realizar exames ou até dar início a um tratamento. Pois quanto  mais gordura estiver acumulada no abdômen, maior será o risco de desenvolver complicações fatais e doenças cardiovasculares.

Fonte: Viva Saúde


Comentário

Comentário

Saúde

MAIS EM Saúde

Clamídia pode causar infertilidade na mulher e no homem

5 de novembro de 2013

Beber água ajuda a engordar menos

22 de outubro de 2013

Saiba quais são as causas mais comuns da amenorreia

16 de outubro de 2013

Peso baixo pode complicar a gestação

15 de outubro de 2013

Sintomas de glicose alta

10 de outubro de 2013

Energético em excesso faz mal

1 de outubro de 2013

Amenize os sintomas da gastrite

27 de setembro de 2013

Se o seu problema é memória, aposte nestas dicas

29 de agosto de 2013

O excesso de transpiração pode indicar sintomas da hiperhidrose

28 de agosto de 2013