Veja mais

    Babosa: hidratação e força para os seus fios

    By on agosto 12, 2013
    babosa1-300x336

    Tenha cabelos mais fortes, brilhosos e macios utilizando a babosa como tratamento capilar

    A babosa é uma planta medicinal com propriedades nutritivas e curativas. Bastante conhecida pelas mulheres, por seus benefícios de hidratação para pele e cabelo, a planta possui 18 aminoácidos essenciais à formação de proteínas, vitaminas do complexo B, A, C e E, e ainda conta com mais de vinte minerais. Tudo isso faz com que o aloe vera, nome cientificamente da babosa, seja conhecida como a planta da saúde e beleza, havendo uma variedade de produtos compostos pela substância.

    Por todas as suas funcionalidades medicinais – como ter um alto poder cicatrizante e auxiliar na regeneração da cútis – a babosa é muito utilizada nos tratamentos capilares. Ela é usada para fortalecer os fios de cabelo e tratar a queda, ocasionada por diversos motivos, como problemas hormonais, alterações na tireoide, calvície e a utilização de muita química nos cabelos. Além disso, a planta é amplamente recomendada para pessoas que sofrem problemas como espinhas e seborreia no couro cabeludo, além de ajudar a aliviar o problema de caspa nos cabelos, que geralmente surge pela oleosidade nas raízes.

    Leia também:

    Máscara de abacate para cabelos secos
    Óleo de Moringa para manter seus cabelos protegidos e hidratados
    Frizz nos cabelos, como evitá-los?

    Mesmo havendo vários cosméticos que utilizam a babosa em sua composição, como já dissemos, a recomendação para que o efeito do tratamento seja maior é usar a planta ao natural, pura. Seu uso não possui contra indicação, podendo ser utilizada por qualquer pessoa para deixar os cabelos mais bonitos e brilhantes. Contudo, deve-se ressaltar que somente a poupa da babosa deve ser utilizada, pois é na poupa que se concentram seus benefícios, sendo a casca é nociva para saúde.

    Para você que deseja comprovar os benefícios da babosa no cabelo, existe algumas receitas bem simples.

    Babosa in natura:

    Lave uma folha de babosa e, com o auxílio de uma faca e uma colher, abra a folha e tire toda a baba de dentro. Pegue essa baba e passe em todo o cabelo, inclusive na raiz. Em seguida, deixe a planta agir por cerca de 30 minutos. Para que seu efeito tenha mais eficácia, utilize uma touca de alumínio – facilmente encontrada em farmácias, perfumarias e lojas que vendem produtos para cabeleireiros -, mas evite a touca térmica. A touca térmica estimula as glândulas sebáceas, deixando as raízes do cabelo mais oleosas e as pontas com tendência ao ressecamento.

    Babosa para cabelos

    Apenas a baba da planta deve ser utilizada no tratamento dos seus fios, nunca a casa – pois esta faz mal à saúde.

    Enquanto estiver aplicando a baba – substancia interna da babosa – nos seus cabelos faça uma massagem para que ela consiga penetrar bem nos fios. Você pode usar nos cabelos secos ou molhá-los se achar que fica mais fácil para passar a babosa. Passados os 30 minutos, lave os cabelos normalmente com seu xampu e condicionador de costume. Procure repetir esse procedimento uma vez por semana ou ao menos a cada 15 dias, para que os efeitos do tratamento sejam mais eficazes.

    Esse tratamento é mais indicado para quem sofre de oleosidade extrema – que pode ocasionar a queda dos fios, pelo entupimento de gordura dos folículos pilosos -, pois ele é feito diretamente à raiz do cabelo.

    Babosa aliada ao creme de queratina:

    Para realizar esse tratamento você irá precisar de duas folhas grandes e grossas da babosa e três colheres de creme de queratina. Lave as folhas da planta e raspe toda a baba da mesma. Em seguida bata a substância no liquidificador, até que fique bem espumosa, despeje em um recipiente e leve para o banho. Em outro recipiente, coloque o creme de queratina.

    Lave os cabelos com um xampu sem sal pelo menos duas vezes, para que não sobre nenhum resíduo de sujeira no couro cabeludo. Com a ajuda de um pincel, espalhe a babosa pelos fios, da raiz até as pontas. Saia do banho e deixe a babosa agir até que os cabelos comecem a secar. Não abafe. Quando os fios estiverem bem duros e praticamente secos, passe a queratina com as mãos sem passar na raiz. Deixe agir por mais uma hora e só então volte para o banho. Deixe cair bastante água até que o produto saia totalmente dos fios. Lembre-se que quanto mais gelada for a água, mais brilhosos eles ficarão. Lave o cabelo novamente, agora passando o xampu apenas uma vez e o condicionador só nas pontas.

    Aloe-Vera-for-Hair-520x390

    A associação da babosa com o creme de queratina é ideal para quem tem cabelos secos e sem vida.

    Esse tipo de tratamento é ideal para quem tem os cabelos secos, pois deixa os fios com mais brilho, balanço e menos frizz, melhorando bastante o efeito do ressecamento. Repita esse procedimento uma vez por semana ou a cada 15 dias.

    Comente

    Comente

    You must be logged in to post a comment Login

    ...